O curso de Piloto Privado de Helicópteros (PPH) é a etapa inicial para se tornar um piloto de helicópteros. A formação é dividida entre o curso teórico e o curso prático e, ao final, habilita o aluno a pilotar helicópteros em condições visuais, porém, sem a possibilidade de remuneração.
O curso teórico da Scoda Aeronáutica é constituído pelas matérias técnicas exigidas pela ANAC, matérias básicas e complementares, além das matérias extracurriculares. A grade curricular do curso teórico de Piloto Privado de Helicópteros (PPH) contém as seguintes matérias:
Todas as aulas são ministradas por professores especializados e com ampla formação e experiência aeronáutica. Após a conclusão teórica, o candidato deverá realizar os exames referentes às cinco matérias técnicas em uma das Unidades Regionais ou Escritórios de Aviação Civil da ANAC, em data e local agendados e, sendo aprovado, será emitido o Certificado de Conhecimentos Teóricos
No curso prático, o candidato desenvolve a perícia necessária para conduzir um helicóptero com segurança e atuar como Piloto Privado de Helicópteros (PPH). Para isso é obrigatória a realização mínima de 35 horas de voo. A Scoda Aeronáutica também possui um simulador de voo homologado (AATD), permitindo ao aluno realizar até cinco horas do curso prático, trazendo diversas vantagens na formação. As horas de voo obedecem as seguintes fases:
Após concluir todas as fases e executar diversas manobras com proficiência necessária para garantir uma operação segura, o aluno é encaminhado para o voo de verificação de perícia e, sendo aprovado, será emitido a licença permanente de PPH.
* As aulas práticas também podem ser realizadas aos sábados, domingos e feriados.